Untitled Document
Matriz Curricular
Aulas práticas

Aulas Práticas

Produção de doce de leite, rapadura de leite, ambrosia e queijo pelos alunos do IV Módulo diurno e noturno do Cam.
Prática realizada da disciplina de tecnologia de processamento de leite e derivados. Com orientação da professora Cibele.

Práticas de Olericultura do CAM!!! Os alunos do II módulo diurno e noturno do Técnico em Agropecuária, estão envolvidos na limpeza da área, preparo e adubação dos canteiros didáticos sob a orientação da Prof. Vanessa Araujo e o auxílio dos funcionários e colegas do CAM.
A atividade faz parte da disciplina e em breve esperamos ter os canteiros repletos de diversas hortaliças!!!

Aula prática de Solos 1 turma A e B diurno e noturno com alunos trabalhando nos canteiros da estufa removendo o mulching, retirando as mangueiras de irrigação, adubando com fertilizante químico, colocando cinza e casca de arroz. Desta forma, os canteiros ficarão prontos pra receberem as mudas de alface e rúcula na semana que vem. Prof Celso Lemos.

Aula prática de piscicultura, módulos III diurno e noturno.
Essa aula tem o objetivo de demonstrar aos alunos alguns aspectos anatômicos que sugerem a preferência/hábito alimentar de algumas espécies. Após o estudo, todos são descartados.
Adicionalmente, trazemos filés e postas para preparo e degustação.
Coma mais peixe! É mais saudável!

Alunos de orizicultura diurno em aula prática no dia 28/03 na área experimental do irga conhecendo a produção de arroz cultivado sob pivot central, soja irrigada por sulcos e as parcelas de arroz irrigado por inundação.

Alunos do módulo 1 A e B diurno plantaram 1.000 mudas de verduras na horta da COOPERCAM. Foram plantadas mudas de alface lisa, crespa e roxa. Também foram plantadas mudas de couve, repolho comum e roxo e radiche. Também foi realizada semeadura direta de rúcula e salsinha. Também foi realizado o transplante de mudas de cebolinha. Os alunos dos módulos iniciais diurno e noturno vão conduzir as plantas até a colheita.

Alunos módulo 1 A e B noturno plantaram 150 mudas de batata doce na horta da COOPERCAM. Desta forma, estamos diversificando as culturas na horta e oportunizando conhecimento aos alunos.

O último sábado, 06/10, foi marcado por atividades na área da fruticultura! Pela manhã, com os alunos do III módulo diurno no pomar do CAM e à tarde, visita técnica, com o IV módulo, na propriedade Quinta Paraíso, onde a equipe de Fruticultura, coordenada pelos Professores Gabriel Brixner e Vanessa Araujo, foram recepcionados pelo proprietário Milton Monteiro, onde foi observado o manejo de videiras de uvas finas que se destinam à produção de vinhos e espumantes. Além disso, no final da manhã teve uma passada pela horta didática, para avaliar o desenvolvimento das hortaliças, com a visita das Profs Cibele e Dafne!

Alunos do modulo1 diurno semeando nos canteiros da horta da COOPERCAM plantas forrageiras e recicladoras para as disciplinas de forragicultura e solos 2.

Aula prática com os alunos os da disciplina de orizicultura (diurno) no sementeira da empresa Thedy Agro que é parceira do Colégio Agrícola e possui 4 técnicos agrícola do CAM entre funcionários e estagiarios. Visita técnica acompanhada com o Eng. Agrônomo responsável pelo laboratório de sementes certificadas e na unidade de beneficiamento de arroz.

Na manhã do dia 04/05 a empresa Renascer Biotecnologia recebeu as turmas dos terceiros módulos do CAM para uma visita técnica, onde foi possível reforçar os conhecimentos nas áreas de Bovinocultura de Leite e de Corte e Forragicultura. Nesta oportunidade, um aluno egresso do colégio e outros dois alunos em estágio auxiliaram na explanação sobre as atividades realizadas pela empresa.

Feirinhas no diurno e noturno dos produtos das disciplinas de Olericultura, TPOV e TPLD, movimentaram os corredores do Colégio! A instrução e supervisão destas atividades, que estão previstas para ocorrerem todas as terças-feiras, estão a cargo dos professores Vanessa Araujo, Cibele Gonçalves e Gabriel Brixner!

Aula prática de Anatomia, ocorrida na sexta-feira (17/05) à tarde. A aula tem o objetivo de mostrar a disposição anatômica dos órgãos no animal, bem como as características de cada órgão (cor, textura, função).
Também nesta aula os alunos saem com uma breve noção de como fazer coleta de material biológico para exame laboratorial.
O bovino desta aula morreu após ter ficado preso à cerca. Era uma fêmea que havia sido apartada do terneiro para desmamar.
Havia alguns hematomas no tecido subcutâneo, grande distensão do rúmen (gás) e conteúdo ruminal no sistema respiratório.

Na manhã do dia 18/05/19 os alunos do IV módulo visitaram o Setor de Industria de beneficiamento de arroz do Grupo Ceolin. Fica aqui o registro de agradecimento ao Grupo Ceolin e todos funcionários envolvidos na recepção dos alunos da disciplina de TPOV.

Untitled Document
Colégio Agricola Municipal Dr.Luiz Martins Bastos
Br 472 km 584 - Itapitocai - Uruguaiana - RS - (55) 3911-3019 - e-mail: secretaria@camluizmartinsbastos.org